quinta-feira, 8 de julho de 2010

Linhaça na forma de Gel

Oi genteeee!!! A alimentação tá indo, meio cambaleando... Mas prefiro que seja devagar mesmo, por que quando eu vou com toda a sede ao pote já sabem, os resultados vem logo e a autossabotagem também...
Então to reduzindo as porções, voltando a comer frutas, iogurte, legumes e verduras...

Eu comprei linhaça dourada tem uns 2 meses já e nem abri o pacotinho, aí ontem eu estava na academia e acabei lendo uma boa forma que ensina a fazer um gel de linhaça... Acabei de fazer o meu, mas só fica pronto amanhã... Vou ver como fica e conto pra vocês!!! Mas já vou deixar a receitinha aqui no post, eu achei super fácil de fazer.



Na forma de gel


Mergulhada na água por dois dias, a semente solta uma muscilagem e deixa a mistura com textura de gelatina mole. Renato Caleffi , chef do restaurante Le Manjue Bistrô, em São Paulo, ensina a fazer o gel e, depois, como usá-lo na massa de panqueca.






Gel de linhaça


1 xíc. (chá) de linhaça dourada

1 1/2 litro de água filtrada

 
Modo de fazer: coloque a semente na água e deixe na geladeira por 24 horas. Bata a mistura no liquidificador, até virar um gel. Coloque num vidro bem fechado, guarde na geladeira (no máximo por 15 dias) e use aos poucos – cerca de duas colheres de sopa em sucos, shakes e sopas (acrescente no fi nal do prepraro). Nas massas (panqueca, macarrão caseiro, bolo e pão), o gel (uma colher de sopa rasa) substitui um dos ovos da receita.


Rende: 75 colheres de sopa


Calorias por colher: 5




Massa de panqueca

2 ovos

1 col. (sopa rasa) de gel de linhaça

1 xíc. (chá) de farinha trigo branca

1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral

1 col. (chá) de sal

1 col. (sopa) de manteiga sem sal light

3 xíc. (chá) de leite desnatado


Modo de fazer: coloque os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Deixe descansar por 30 minutos. Unte uma frigideira


antiaderente pequena (13 centímetros de diâmetro) com uma gota de óleo e deixe aquecer. Distribua 3 colheres de sopa da massa e doure dos dois lados. Repita a operação até terminar a massa. Recheie a gosto. A massa pode ser congelada.



Rende: 16 panquecas


Calorias por panqueca: 60




Fonte: Boa forma


Beijos amores!!!

2 comentários:

  1. Muito legal essa idéia, vou experimentar!

    bom te ver de volta.

    beijo grande

    ResponderExcluir
  2. gostei da dica!!!!!!
    se vc gostar me conta pra eu fazer!!!!
    ]
    bjooo

    ResponderExcluir

Que bom que você vai comentar!!!

Volte sempre!!!