quinta-feira, 24 de junho de 2010

Você se autossabota???

"Todos os dias quando acordo, já não tenho mais o tempo que passou", a música de Renato Russo confirma o que todo mundo já sabe. Mas quem de nós de fato aproveita tudo que o tempo pode nos dar agora??? Ficamos sempre presos há algo do passado que não voltará mais, que pode até acontecer novamente, mas certamente com tramas diferentes, nada ocorre duas vezes da mesma maneira; ou ficamos presos há algo do futuro, algo que virá ou acontecerá, e se não acontecer???
Nós nos conhecemos bem??? Quantas vezes ao dia você presta atenção a suas atitudes??? Quantas vezes você se irrita com uma bobagem e nem para pra pensar por que se irritou tanto???
Eu faço psicologia e odeio psicanálise, mas em uma coisa eu concordo e muito com essa abordagem, nosso inconsciente nos prega tantas peças, guarda cada pedacinho do que acontece conosco... Na maioria das vezes a gente nem lembra, mas ele está lá, trabalhando e fazendo com que você tome atitudes que você cre que são compativeis com o que você está pensando e muitas vezes não são. O medo do fracasso te faz fracassar ou será o medo do sucesso???  Quando você fracassou foi acolhida ou criticada e quando você obteve sucesso, alguém te elogiou??? Certamente você se lembrará de apenas alguns fatos, mas seu inconsciente, meu bem, deve lembrar-se de muitos... E quando você estiver quase lá ele te dirá: Se você fracassar obterá o carinho de sua familia e de seus amigos. Mas se obtiver sucesso as pessoas sentirão inveja de você, lembra-se??? E você não vai ouvir, mas vai fazer o que ele está te dizendo e fracassará.

Eu me autossabato e sabem por que??? Nem eu sei, mas eu sei que em algum momento da minha vida esse circulo começou e agora toda vez que estou caminhando para o sucesso, eu dou a ré ou faço o gol contra. Graças a terapia eu já consigo identificar a autossabotagem que por tanto tempo fez parte da minha vida e eu sempre disse: "É o destino" ou "Eu não tenho muita sorte". E o que fazer para quebrar este circulo??? Não sei!!! Mas certamente descobrirei...

Eu precisava desabafar e contar o que está acontecendo comigo... Me senti fracassada tantas vezes na vida e apesar de tudo, me sinto assim agora. Quanto mais me escondo, mais quero me esconder, quanto mais como, mais quero comer e por aí vai... Auto-defesa e autossabotagem, mereço!!!rs

Mas vou romper esse circulo e desconstruir esse muro!!!

Quem leu até aqui, merece um quilo a menos...rsrsrsrs....

Beijos!!!









Autossabotagem: quando seu maior problema é você.

As causas



As primeiras pistas são levantadas pela psicóloga Heloisa Fleury, coordenadora geral do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. “A questão tem a ver com os recursos que cada pessoa possui para enfrentar as demandas e adversidades da vida”, diz ela. “A mulher com tendência a


autossabotagem acredita que não tem condições de lidar com os desafios. Então, acha que é melhor nem tentar porque o tombo certo será muito doloroso”, explica Heloisa. No fundo, resume a psicóloga, esse cenário interno é vivido geralmente como uma função protetora. “Mas é uma falsa impressão de proteção, como se fosse a fala dos pais dizendo para a criança: ‘Você ainda é pequena, cuidado para não se machucar’.”


Segundo a especialista, a autoestima é um pontochave: quem tem luta pelo que quer e também fica mais à vontade para examinar riscos e limitações, certo de que poderá enfrentá-los. Já quem sofre com uma autoestima baixa torna-se presa fácil do medo e da ansiedade quando precisa encarar mudanças ou uma situação sobre a qual não tem controle. Aí, a pessoa sente-se derrotada de antemão e detona o gatilho da sabotagem



(...)

Para a maioria de nós, é mais fácil compreender o medo de perder o que amamos. Em alguns casos, porém, o que apavora é a possibilidade do sucesso – pois ele simboliza o novo. “De certa forma, o fracasso é uma situação conhecida e mobiliza afetos que reconfortam, como atenção, pena, cuidados”, explica a psicóloga. Já o sucesso é um terreno desconhecido que cobra envolvimento, traz exposição e responsabilidades, representa uma situação que foge ao controle.” E vem à tona o velho cenário interno: “Será que eu seguro essa onda? Melhor nem tentar”. A pessoa dá mais ouvidos à sua criança interior, que precisa de proteção, e perde a oportunidade de examinar objetivamente suas estratégias para enfrentar o desafio. E assim o círculo vicioso da autossabotagem se instala. A origem dessa dificuldade, segundo Heloisa, em geral está na infância. É um padrão construído na relação com os pais ou cuidadores, quando a criança vai formando suas impressões sobre o mundo, sobre si mesma e seus recursos para lidar com o que virá pela frente
Os sintomas







O primeiro passo para enfrentar o círculo vicioso do boicote é se dar conta dos sintomas. A autossabotadora costuma penar com comportamentos bem repetitivos.


Listamos abaixo os mais fáceis de identificar:






• Justifica seus erros e coleciona desculpas. Busca aliados para mostrar que tem razão.


• Adia a tomada de providências práticas para superar limitações que percebe em si mesma ou que são apontadas por outras pessoas. Deixa tudo para amanhã.


• É pessimista, não consegue enxergar o lado bom das coisas e contamina as relações.


• Sofre de um conflito interno entre o que deseja fazer e o temor de que não dará certo: “Eu quero muito, mas não consigo”.


• Deixa-se dominar por dúvidas que destroem as chances de tomar iniciativas.


• Não consegue focar e sente dificuldade de estabelecer objetivos e lutar por eles. Ou, então, perde um tempo enorme planejando ações, mas nunca as coloca em prática.


• Acelera na contramão quando cai na balada na véspera de uma atividade superimportante no trabalho; ou fala o tempo todo do ex no encontro com o novo amor.

As saídas







Além de identificar os sintomas, encarar a autoimagem é uma providência importante, observa a psicanalista Sandra da Luz Inácio, de São Paulo. “A percepção que a pessoa tem de si pode aprisioná-la. Ela aceita esse retrato congelado como um quadro verdadeiro e permanente”, diz a especialista. Nesse contexto, esquecemos que cabe a nós a construção e reconstrução de nossa vida, que ela é um processo. Quando esse fluxo para, essa imagem fixa tende a se expressar com frases prontas. “Aproveite para anotá-las. Elas ampliam a percepção, revelam como você vê a si mesma e a situação – estão ligadas aos comportamentos de autossabotagem”, afirma Sandra.


Outros antídotos contra o problema são apontados pelo educador Luciano Meira, da Franklin Covey, empresa de São Paulo especializada em treinamento para desenvolvimento humano. “Procure avaliar os seus pontos fortes para compensar, pois essa sabotagem funciona como um modo de se autodesvalorizar”, diz ele. Uma forma de fazer essa lição de autoconhecimento é listar as coisas que você já realizou e são motivo de orgulho, demonstram o seu potencial. Luciano aponta também outra estratégia: diante de um desafio, não se coloque um objetivo grandioso. Defina metas menores e vá cumprindo as etapas.“ Pequenas vitórias fazem grande efeito. A pessoa pensa: ‘Se consegui vir até aqui, posso ir mais longe’ ”, diz Luciano. Esse recurso é indicado para o campo profissional, mas também pode ser adaptado ao pessoal. Trace um caminho realista – e fortaleça-se a cada passo


Leia a matéria completa clicando aqui -> Cláudia online

3 comentários:

  1. É hora de reagir amiga, dá a volta por cima e claro que vc é capaz, só depende de vc

    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Raquel tbém sou assim e vejo que somos as maiores causadoras do nossos maiores males e pior: queremos culpar o outro!!!!!
    Mas 1º nos amar e nos aeitar aí sim operar a mudança, e vamos juntas que vamos conseguir!!!!
    Bjocas

    ResponderExcluir

Que bom que você vai comentar!!!

Volte sempre!!!